22.3.12

Aumentando apartamentos pequenos

Apartamentos pequenos nem sempre significam morar com aperto. É possível conquistar espaço e conforto, basta um pouco de criatividade.

A planta original deste apartamento de 60m² era bem limitada. Como o orçamento era baixo e visando atender as necessidades do jovem morador, para ampliar os espaços e integrar os ambientes, foram feitas pequenas modificações nas paredes existentes, com ideias simples e econômicas.

Planta modificada. Perceba a integração entre estar, jantar e cozinha.


Vislumbrando receber amigos e familiares, ele queria mais integração entre a sala e a cozinha. Assim, poderia bater papo com os convidados e preparar aperitivos simultaneamente. Então, aumentamos a abertura existente entre a cozinha e a sala, e a mureta ganhou uma bancada em granito, que serve tanto para as refeições do dia-a-dia como área de apoio para a cozinha. Para possibilitar que a televisão pudesse ser vista tanto por quem está na cozinha como por quem está na sala de jantar, foi deixada uma divisória sutil entre a sala e um dos quartos, que, com a remoção de parte das paredes transformou-se em sala de TV. Na falta de espaço para mesas laterais e de centro, com a colocação de um tampo de granito, a mureta serve de apoio para bandejas, copos e objetos. Para acessar a nova sala foi aberta uma passagem entre o antigo quarto e o corredor.

O espelho colocado de frente para a varanda reflete a luz natural, clareando a sala.
Ambientes integrados.



Para não sufocar o apartamento, foi decidido dispensar o forro de gesso, preservando o pé-direito de 2,40 m. Com o uso de spots em trilhos no teto, a iluminação ficou direcionada a pontos específicos e focos para obras.
Pensando em uma decoração neutra e durável, o piso é claro e a maioria das paredes permaneceu branca. Os móveis seguem em dois tons de mdf, um claro e um escuro, por todo o apartamento, dando uniformidade aos ambientes. Para quebrar o neutro, o vermelho, presente no frigobar Brastemp Retro e na cafeteira Dolce Gusto, e o preto, na mesa, cadeiras e banquetas, são coadjuvantes. Azul e verde aparecem nas almofadas e em alguns detalhes. Assim, a coleção de máscaras do proprietário se encaixou nas paredes e deu um charme para o apartamento.

Detalhe para a coleção de máscaras do proprietário

Por não haver janela na cozinha, dispensou-se a porta para a área de serviço,  a fim de captar a ventilação e luz naturais.


Para não entulhar a suíte compacta com um armário, as roupas foram destinadas ao closet, montado em um dos quartos do apartamento, com armários de parede a parede, sem portas, para deixar o ar circular.


O painel da televisão esconde a porta que dava acesso ao quarto (que perdeu sua função) e abriga um armário com prateleiras, muito bem vindo em apartamentos pequenos.
Clique para visualizar maior.

Clique para visualizar maior.

Clique para visualizar maior.

Clique para visualizar maior.


A seguir a planta original do apartamento:
Clique para visualizar maior.

Um comentário: