16.4.12

Mostra Morar Mais por Menos 2007

Este foi um trabalho realizado para uma mostra de decoração, a Morar Mais por Menos Curitiba 2007, em parceria com a arquiteta Ana Terra Graf.


Participando pela primeira vez da mostra, propusemos ambientes práticos e funcionais. Usamos como inspiração para a criação desses ambientes as novas tendências de cores (roxos e beringelas) que surgiam naquele ano, contrastando com tonalidades como branco e madeira de demolição, criando assim um espaço contemporâneo e sofisticado. Os espelhos redondos distribuídos ao longo da parede trazem um ar lúdico ao ambiente, fazendo um jogo de cores e linhas curvas e retas.



Além de desmistificar o uso de cores fortes em ambientes pequenos, a cor das paredes foi a responsável pela integração da circulação com os lavabos e contribui para a versatilidade do espaço, pois, dependendo do interesse do usuário, os banheiros podem se tornar unissex. 
A reforma do banheiro existente permitiu uma mudança no fluxo de pessoas na circulação e nos banheiros, criando uma bancada central que convida ao encontro e à interação dos usuários;


Inicialmente o ambiente era a circulação que dava acesso direto aos dois lavabos, estreitos e compridos. Por se tratar dos lavabos do condomínio, ou seja, lavabos de uso público, a ideia foi separá-los em masculino e feminino sem que ficassem totalmente independentes. Para isso dividimos os lavabos pela metade com o uso do drywall, que além de ser um material mais rápido e prático de trabalhar, também apresenta a característica de ter uma espessura menor à da alvenaria, separando assim bacias e cubas em ambientes diferentes.

As placas de identificação das portas dos lavabos são criações da designer Ana Cláudia Sanson.
A parede das cubas entre os dois lavabos foi quebrada até uma altura de 70cm para que pudesse ser criada uma bancada única entre os dois banheiros, possibilitando uma integração dos ambientes e o melhor aproveitamento do espaço. Foram colocadas duas cubas de apoio em cima dessa bancada, uma para o banheiro masculino e outra para o feminino, mas com a abertura da parede essas cubas podem ser usadas por ambos os lados. Para esconder a viga que passava na parede onde se localiza a bancada foi feito um rebaixo em gesso com iluminação embutida. A bancada foi feita em mdf e revestida com pastilhas.

Bancada em madeira de demolição.
Enfeites bolas em fibra de cana de açúcar da artista plástica Vera Michels.


Ao invés de utilizar o piso de porcelanato optamos pela cerâmica retificada, que podem ser assentadas mais próximas com um rejunte chamado “junta-seca”. O acabamento fica similar ao do porcelanato, porém com um custo muito menor.

Nas paredes foram aplicadas pastilhas de vidro cristal, e detalhes em faixas e na bancada em miscelânea de pastilhas de vidro coloridas.
Outro diferencial foi a utilização de vasos com caixa acoplada pode diminuir o consumo de água numa residência em até 40%.

Painel em madeira de demolição com iluminação embutida fixado na circulação.
Quadors da artista plástica Vera Michels.


Na circulação usamos piso laminado de madeira Decapê e na parede pintura grafiato suvinil ref: E92. Para disfarças as vigas e fazer o jogo de iluminação nos ambientes, fizemos forro em gesso com aplicação de pintura branca fosca a base de água.

Planta reforma.
Clique para visualizar maior.

Planta proposta.

Circulação - Vista entrada lavabos.

Corte passando pelos lavabos e circulação.

Vista superior mostrando a integração dos lavabos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário