29.6.12

Lareiras


Com esse friozinho nada melhor do que ter um ambiente bem aquecido. Uma boa opção para esquentar nosso inverno são as lareiras, que, além de serem elementos bastante marcantes, trazem charme e sofisticação aos ambientes.

São diversas opções de modelos e acabamentos, que devem estar de acordo com o tamanho, o uso e com o estilo do ambiente. Os três tipos mais encontrados são as lareiras elétricas, a gás e a lenha (lareiras convencionais). Existem também as lareiras ecológicas, que surgiram para atender as novas exigências de consumo consciente, e as tradicionais salamandras, que dão um ar vintage ao ambiente.

Fonte: toplimpe.webnode.com.br
Fonte: pinterest.com

Lareiras a gás

Uma opção que não faz sujeira e nem fumaça e para os tamanhos menores que 1,77m não é necessário tubo vertical de exaustão. É preciso ter um ponto de gás no local, que deverá ser feito por um profissional especializado. Geralmente um cano de cobre conecta a saída da lareira até a entrada de gás na cozinha. O modelo escolhido deve ser compatível com o gás usado no local, de botijão ou GLP encanado, e fique atento se a marca segue as normas de segurança da ABNT (NBR 13.932). Certifique-se também de que tenha uma válvula para bloquear a passagem de gás caso o fogo apague e que o ambiente esteja um pouco ventilado, por questão de segurança.

Pode ser em formato linear com proteção de vidro temperado ou no formato com grelha, que vem acompanhado de toras de cerâmica ou de pedras vulcânicas.

Fonte: decorandocomclasse.com.br
Fonte: pinterest.com

Lareiras elétricas

A vantagem desta opção é a facilidade de manuseio, para ligar basta apertar um botão, e da instalação, podem ser embutidas na parede ou penduradas, como um quadro. Não há fogo, o sistema é o mesmo dos aquecedores. Precisa apenas de um ponto de energia exclusivo e adequadamente dimensionado para que não haja problemas de queda de energia na residência quando a lareira estiver acesa. Para o efeito do fogo queimando há duas opções: toras de cerâmica imitando as lenhas de madeira ou imagens de chamas em 3D.

A lareira elétrica tira a umidade do ambiente, portanto é recomendado deixar um recipiente com água no local.

Fonte: assimumabrastemp.com.br
Fonte: decorandocomclasse.com.br


Lareiras a lenha

Esta é a opção clássica e romântica para aquecer o seu ambiente. Preserva o cheiro de pinho, os estalos da madeira queimando e a cor natural do fogo, podendo ser de alvenaria ou de metal. Existem os kits prontos ou podem ser feitas sob medida. Para garantir que sua lareira tenha um bom funcionamento é necessário projeto e dimensionamento adequados, para que a fumaça não invada a sala e nem haja perda de calor. O aquecimento deve ser compatível com o tamanho do ambiente e número médio de pessoas que o frequentam.

A lareira a lenha constitui um sonho de consumo para muitas pessoas. Entretanto, o ideal é que o projeto esteja previsto antes da construção do imóvel.


Fonte: cinples.blogspot.com.br
Fonte: cinples.blogspot.com.br

Lareiras ecológicas

É feita em recipientes de aço inoxidável e a chama se mantém acesa através do biofluido à base de etanol, uma substância que foi desenvolvida especialmente para este fim e sua combustão não produz fumaça, nem cheiro. A quantidade de fluido para utilização é indicada conforme o tamanho do modelo escolhido. Um litro fornece de 2 a 4 horas de funcionamento. O interessante é que as chamas têm coloração amarela, assim como as das lareiras à lenha.

É recomendado fazer a limpeza regularmente.

Fonte: correiodoestado.com.br
Fonte: band.com.br

Salamandras

Existem em diversos estilos, tanto para ambientes externos quanto internos. Os modelos são feitos em chapa de aço ou ferro fundido, e podem receber acabamentos em cerâmica e revestimento interior de tijolo refratário. A diferença do material reflete na durabilidade.

O combustível usado nas salamandras pode ser de três tipos: lenha e carvão, em que a exaustão deve ser feita com tubulação vertical, e pellets, que é um combustível sólido de granulado de resíduos de madeira prensado, e, como produz menos fumaça, pode ter uma exaustão horizontal. Alguns modelos possuem alimentação automática, podem ser ligados com controle remoto e tem regulagem eletrônica de temperatura.

É importante fazer revisão anual e limpeza do tubo de exaustão.

Fonte: mle.pt
Fonte: decorfogo.blogspot.com.br

Aproveitem as dicas e escolham o modelo de lareira de sua preferência!
E não se esqueçam: a contratação de uma empresa especializada ou de um profissional é importante para garantir uma instalação segura!





Nenhum comentário:

Postar um comentário