7.3.13

Uma casa em Búzios


No clima de casas de praia e com vista maravilhosa, eis o que encontro...

Esta casa foi reformada para resgatar o encanto e a leveza do estilo típico do balneário de Búzios, no Rio de Janeiro.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Mauro Cid, que manteve a planta original e alterou esquadrias e revestimentos internos. Na parte de baixo o objetivo foi clarear a estrutura original da casa, resgatando as típicas esquadrias azuis, e adicionar muito branco aos revestimentos. No segundo pavimento esse mesmo tom relaxante prevaleceu. Os armários seguem o padrão das esquadrias, feitas de compensado naval e pintadas com esmalte acetinado.

A fachada de tijolinhos maciços ganhou tinta acrílica branca acetinada.

As pranchas dos moradores também ganharam um espaço novo.

Quatro folhas de correr da janela, ao serem abertas, integram sala de estar e área externa.

Para esconder os pilares metálicos estruturais na sala de jantar, a parede de tijolinhos, também pintada de branco, foi montada 15 cm à frente da alvenaria existente.

Toras rústicas de eucalipto formam o pergolado, criado para sombrear a varanda e proteger a fachada. O deck de Cumaru na varanda une a sala com a borda de pedra São Tomé da piscina.

Assentados sobre um contrapiso, os tijolos maciços compõem uma base rígida para a mesa externa, que ficou com uma paisagem estonteante à beira-mar.

A cozinha é integrada com as salas, com pia de aço inox e bancada de Cumaru maciço, usada como aparador nos almoços em família.

Uma parede solta, mais baixa, de alvenaria impede a visão da cozinha para quem entra na casa.

Na suíte do casal, o piso antigo de lajotas cerâmicas ganhou uma demão de tinta epóxi branca e os tijolinhos maciços de tinta acrílica branca acetinada, criando um ambiente claro e arejado.

Piso e bancada foram cobertos com tecnocimento branco no banheiro da suíte. Os espelhos pendentes ficam presos no teto, diante da janela basculante, garantindo luz natural e vista para o jardim.

Nos fundos, onde havia um depósito, foi criado um anexo independente para hóspedes com 55 m², dois quartos e uma varanda com pergolado de eucalipto. Para manter a unidade e harmonia estética em todo o conjunto da casa, os tijolinhos e as esquadrias de madeira pintados foram repetidos.

O terreno com 12 m de frente e 60 m de comprimento (718 m²) definiu a configuração da casa, dividida em dois pavimentos e com estar, cozinha e varanda voltados para a praia. A suíte do casal ocupa todo o segundo piso.



Fonte: casa.abril.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário